quarta-feira, 25 de julho de 2012

Movimento emancipalista nacional e governo finalmente chegam a um acordo para criar novos municípios.


Coordenada pela Dra. Paula Losado, secretaria geral da casa civil, Dra. Ligia, secretaria geral da presidenta da republica e o Deputado José Augusto Maia PTB-PE, presidente da frente parlamentar que defende a criação de novos municípios, a audiência realizada no ultimo dia 03 de Agosto, na secretaria de assuntos federativos da presidência da Republica em Brasília, discutiu principalmente os critérios de viabilidade econômica e números de habitantes diferenciados por região conforme minuta apresentada pelo projeto do governo federal para convalidar as emancipações em todo pais.

Na audiência a sociedade civil e deputados presentes fecham acordo com governo federal para apresentar em regime de prioridade o projeto em questão. A frente parlamentar vai apresentar o teor da minuta da proposta, agora em projeto de lei, e resolver de vez a celeuma que a mais de 15 anos não se cria municípios em todo pais. As delegações emancipalista dos estados brasileiros voltarão da capital do pais com a certeza do desentrave sobre o tema das emancipações resolvidas.

O vereador João Dias do distrito de Nascente em Araripina, esteve representando o Deputado Odacy Amorim considerado na ALEPE um deputado emancipalista. Para João Dias, o governo entendeu que a força popular flexibilizou o entendimento político, diante das diversas vindas das caravanas emancipalista lideradas por populares sem vinculo políticos eletivos, oque caracteriza o verdadeiro papel da democracia deste pais. Esteve por lá a secretaria geral do movimento nacional de Santana do Sobrado em Casa Nova – BA, Raquel Coelho e o Presidente Nacional do UBDNMU, o popular Augusto Cesar do estado do Maranhão um dos maiores emancipalista da historia desse pais, pois o mesmo percorreu vários estados brasileiros promovendo os debates sobre o tema.

Por Alberes Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário